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Encontrar soluções criativas é olhar o mundo com um novo olhar.

O Brasil tem a maior taxa empreendedora do mundo e criar um novo negócio é o terceiro maior sonho do brasileiro. No entanto, nosso ambiente ainda é bastante conturbado para o empreendedorismo. O primeiro indício disso é o fato de amargarmos também uma das maiores taxas de mortalidade empresarial do planeta. Além do mais, nosso contexto econômico atual e a burocracia legal, fiscal e tributária não são nada amigáveis com quem quer empreender.

Buscar soluções para driblar as dificuldades, então, é o desafio central de qualquer um que resolva abrir o próprio negócio. E o caminho, sem sombra de dúvida, está em dois fatores chave: criatividade e inovação. Esse assunto é o tema que conversamos com Alice Salvo Sosnowski. Jornalista e especialista em empreendedorismo, formada na FGV/SP em Gestão de Pequenos Negócios, ela é atualmente a líder de conteúdo pedagógico do meuSucesso.com.

Foca em "Como criar soluções criativas para seu negócio", Sosnowski traz orientações valiosas e que desmistificam algumas noções que costumam confundir empreendedores, como a ideia de que inovar é algo complexo e envolve grandes esforços de desenvolvimento e investimento. Alice ressalta, pelo contrário, que muitas das inovações que costumam gerar grande impacto vêm de medidas simples.

Ter consciência de que coisas simples como mudar o material de que é feito um instrumento de trabalho pode gerar resultados imensos. Alice exemplifica isso com o caso da Doutor Resolve, companhia criada por David Pinto. Voltado para o segmento de serviços de manutencão doméstica, a empresa criou um conceito reunindo várias iniciativas simples.

Em depoimento para o meuSucesso, David conta que não fez grandes invenções, mas a possibilidade de os clientes pagarem serviços de manutenção doméstica com cartão de crédito, os funcionários serem uniformizados e uma simples luva nos sapatos, para que não sujassem a casa, foram determinantes.

Criatividade e inovação: ideia e resultado

Como ressalta Alice, criatividade é combinar elementos que você já tem e criar novas ideias. Inovar é transformar essas ideias em soluções efetivas, que tragam resultados. "Como diz Silvio Meira, um importante pensador da área de empreendedorismo no Brasil, inovação é quando você tem mais e melhores notas fiscais", ressalta.
Para colocar isso em prática, o primeiro passo é entender que as pessoas são a matéria prima da inovação. "A inovação não vem de dinheiro ou grandes projetos. Ela vem de coisas bem simples, que são as ideias. E as ideias vêm das pessoas", destaca Alice.

Colocar-se no lugar do cliente

Outro fator importante que a líder de conteúdo pedagógico do meuSucesso.com destaca é a necessidade de "olhar o mundo com um novo filtro", colocando-se no lugar do cliente. "A primeira lição é parar de olhar para o nosso umbigo e começar a pensar com o foco do cliente, não no cliente. Que solução você está trazendo para ele? Que necessidade você está suprindo?", questiona.

Ao pensar diferente, o empreendedor aplica a inovação incremental de diferentes formas, explica Alice. Pode ser desenvolvendo um novo produto (e o iPhone é o grande exemplo disso), mas também inovando a experiência do cliente, melhorando processos ou transformando a forma como sua marca se comunica com seu público.

Fonte:administradores

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