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6 hábitos de empreendedores de sucesso.

Empreender é como montar um castelo de areia, ou seja, ou o monumento fica irretocável ou desaba vergonhosamente no chão. Tenho lido muito sobre o tema nos últimos anos e tenho apenas uma certeza: não é fácil colocar uma ideia em prática.

E essa dificuldade aumenta à medida em que as crises aparecem, obrigando os gestores a administrarem cenários caóticos e piamente imprevisíveis. No entanto, mesmo com tantos aspectos negativos e eventos inesperados, o empreendedorismo nunca deixou de ser uma variável apaixonante. Por esse justo e nobre motivo, muitos querem adentrar esse território para desafiarem suas próprias fraquezas e potencialidades, buscando equilibrar essas duas forças e vencer o mercado competitivo e volátil em que estamos inseridos.

Nessa colossal arena de gladiadores, alguns se destacam e vão mais longe. Separei algumas características desses áureos guerreiros da administração para incorporarmos ao nosso lúdico cartel de virtudes. Veja:

1 – Versatilidade: o  empreendedor é um gerador de oportunidades. Ele aprendeu a criar várias soluções para um mesmo problema, o que faz com que seu portfólio de inovações seja diferenciado e único. Não se engane: ele é acima da média porque possui uma visão extremamente aguçada que o permite ser extremamente criativo e peculiarmente encantador no decorrer de suas atividades empresariais.

Sendo assim, seja polivalente (dominando várias áreas), visionário (enxergando cenários ocultos) e irreverente (inventando novas formas de posicionamento) para que o seu empreendimento seja próspero e ascendente. Acalme-se: apesar de todas essas atitudes serem excepcionais, o que faz o empreendedor ter inspiração é a sua paixão pela obra, ou seja, antes de bolar uma grande sacada é necessário que ele ame profundamente a referida ideia, fazendo com que o trabalho seja algo prazeroso e agradável aos seus olhos.

Insight: versatilidade é bolar planos mirabolantes e impensáveis. 

2 – Carisma: por mais interessante que sejam as suas ideias, você não fará muito sucesso se o público não se simpatizar com a sua imagem, de modo que ser uma pessoa carismática é um trunfo poderosamente sedutor para qualquer homem de negócios. Em outras palavras, as pessoas compram mais o seu atendimento do que os seus produtos ou serviços.

Desta forma, procure ser agradável, sorridente e simpático com as pessoas, fazendo as mesmas apreciarem sua presença. E não se esqueça: seja leal, sincero e compromissado em todos os aspectos, pois sua credibilidade será arranhada sempre que esses atributos forem negligenciados.

Insight: carisma é ser entusiasmado por excelência. 

3 – Astúcia: as habilidades financeiras são fundamentais para que um negócio seja lucrativo e se desenvolva. Na realidade, a quantidade - econômica - pouco importa, dado que o mais importante é a forma como você aplica esses valores.

Pense comigo: a maioria dos profissionais que se deram bem no Brasil começaram seus ofícios de forma modesta e extremamente simples: com barracas improvisadas, carros velhos e ultrapassados, pontos pequenos e mal estruturados, pouca capacidade de investimento e pouco conhecimento em suas áreas, contudo, eles tinham uma qualidade que superou poderosamente todas essas barreiras, a saber: a vontade de vencer.

À vista disso, se motive constantemente e busque sempre o topo, realizando tarefas com entusiasmo e total animação.

Insight: astúcia é aplicar a maturidade para obter resultados rápidos e potencializados.

4 – Iniciativa: reflita comigo: por inúmeras vezes deixamos de realizar coisas extraordinárias por puro medo ou insegurança, mas se chegarmos mais perto veremos que essas atividades não são tão complexas assim, bastando que nos esforcemos um pouco mais para que a motivação invada os nossos corações e nos faça seres mais competentes e inteligentes.

Portanto, não fique apenas na teoria, aja. Tenha a coragem de pôr a mão na massa e de fazer acontecer, pois grande parte dos projetos morrem antes mesmo de saírem das mentes brilhantes que os projetaram.

Insight: iniciativa é ser proativo por definição.

5 – Relacionamento: a maior virtude de um homem de negócios é a forma como ele trata as pessoas, de sorte quanto maior for sua habilidade com gente, maior será sua imperial força de mercado. Em outros termos, interagir de forma inteligente, realizando networking e fortalecendo os laços é uma ação imprescindível para o administrador ter resultados maximizados.

Por consequência, estique sua rede de contatos e tenha pessoas em sua carteira: encurtando as relações para que a sua imagem esteja sempre em foco na mente dos seus estimados companheiros.

Insight: relacionamento é criar uma sintonia sólida e consistente com os stakeholders

6 – Foco: infelizmente, muitos administradores se perdem porque não possuem alvos bem definidos, isto é, não possuem caminhos claros e objetivos. Com isso, eles vivem rodando em círculos e jamais encontram o fim das trilhas, dado que passam grande parte de suas horas em lugares ociosos e tipicamente improdutivos.

Por conseguinte, elabore um mapa assertivo: estabeleça prioridades e metas nítidas, fazendo sua mente fixar-se nesses terrenos para que você consiga atingir seus planos com mais eficiência e virilidade.

Insight: foco é saber para onde e como ir. 

Faça do empreendedorismo a sua causa de vida e dedique-se inteiramente a ela. Não se preocupe com os erros e nem com os acertos, limite-se a pensar tão somente em avançar.

Fonte: Administradores

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