Acesso restritoCONSULTAS SCPC

 

5 formas inteligentes de resolver conflitos

É comum o empreendedor se envolver em conflitos e negociações. Enfrentar diferentes opiniões e chegar a uma conclusão positiva para ambas as partes é uma importante, e útil, virtude.

Qualquer um pode alcançar essa qualidade. Algumas dicas diárias, e um pouco de treino, podem ajudar você a se tornar um especialista em resolver conflitos. A consultora Molly Reynolds listou para o site Inc algumas estratégias inteligentes para ajudar nesses momentos. Confira:

1. Foque nos interesses
Em uma discussão, nunca defenda o que você quer, mas o porquê do seu posicionamento. Ao esclarecer as razões da sua fala, você está abrindo um canal de diálogo para descobrir novas soluções para o impasse.

2. Mostre-se aberto a opiniões
Ao mostrar compreensão com diferentes pontos de vista, o outro lado ficará mais aberto para suas opiniões também. Saber ouvir é o segredo em qualquer tipo de negociação.

3. Saiba a hora de fazer as perguntas certas
Determinados assuntos podem acabar mudando o rumo da conversa, interferindo negativamente em um acordo sólido de negociação. Seja claro com o seu interlocutor e mostre quando você não está entendendo a direção que as coisas estão tomando.

Faça perguntas capazes de manter o foco da negociação. Isso também ajuda a aprofundar a conversa, trazendo mais soluções.

4. Negocie para que ambas as partes ganhem
Se você mostra interesse por uma conclusão na qual as duas partes saiam ganhando, o outro lado estará mais aberto a ceder a alguns de seus argumentos. Fique atento a isso.

5. Preste atenção à linguagem corporal
Aproximadamente 90% da comunicação acontece por meio da linguagem corporal. Ler essa linguagem não verbal ajuda você a ver pistas escondidas no comportamento do interlocutor. Essa percepção é útil para saber os momentos certos para ganhar vantagem na negociação.

tags: noticia


<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos


PARCEIROS